terça-feira, 22 de março de 2011

Não tiro mais cutícula.

Por que você deve parar de tirar a cutícula.
Em busca de ter unhas fortes, bonitas e saudáveis, acabamos na verdade prejudicando a saúde delas.
Desde muito cedo as meninas começam a tirar cutículas e bem “fundinho” como as brasileiras gostam. Mas esse hábito causa sérios problemas as nossas unhas. Como podemos ver a seguir.
Doenças
Ao remover as cutículas, a pele fica exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus que podem causar micoses, infecções e até danos no crescimento das unhas. A retirada pode causar alguns desconfortos, inclusive infecções, como a paroníquia. Paro-quem? "A paroníquea é uma infecção que ocorre na junção entre a unha e a pele, na região da cutícula, muitas vezes desencadeada por traumas gerados quando ela é retirada. Esta infecção deve ser tratada imediatamente, pois além de muito dolorosa, pode gerar danos a matriz ungueal, com seqüelas como alterações da conformação da unha que podem ficar para sempre"
 Sabendo disso, o ideal é remover somente os excessos e empurrar o restante com uma espátula. Uma dica é fazer isso todos os dias após o banho, quando elas estão “molinhas”.
Tirar a cutícula faz um mal danado à saúde do corpo inteiro, alerta a dermatologista Ana Cristina Fasanella, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A cutícula é uma membrana que permeia a matriz da unha. Ao tirá-la, a pessoa deixa a pele exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus”, orienta.

Entre os males mais comuns, está o nascimento de verrugas ao redor das unhas e o surgimento da paroníquia, conhecida popularmente como unheiro. A doença é uma infecção em torno da borda da unha e pode ser provocada, por exemplo, a partir do temível bife.
Além disso, a contaminação nos salões pelas manicures é muito grande. Uma recente pesquisa mostra que de cem profissionais, vinte seis estão contaminadas pela hepatite. Elas são fontes de transmissão de vírus, com materiais que não são esterilizados corretamente.
Para as mulheres que não abrem mão de freqüentar salões de beleza, devem procurar manicures que não retiram toda cutícula, devem levar seus materiais (descartáveis ou não, toalhas, alicates, espátulas, etc) e solicitar que a profissional use luvas. O uso da lixa de pés em clientes com micoses pode espalhar a doença por todo o pé da próxima cliente.  
Unha saudável
Sempre há como mudar seus hábitos. O aconselhado é, a princípio, hidratar bastante a região, com óleos ou cremes. A farmacêutica Sheila conta que as européias usam produtos específicos para o afinamento da cutícula. Eles possuem, em sua fórmula, substâncias ácidas, como o ácido salicílico, e queratolíticos, que quebram a queratina, amaciando e afinando a cutícula. Depois, é só empurrá-la em direção à base da lúnula, a "marquinha branca na região proximal dos dedos", como explica.
Para quem não abre mão de tirar a cutícula, a dica da dermatologista é diminuir essa agressão aos poucos. “Não precisa ser de um dia para o outro. Dá para continuar empurrando e tirar cada vez menos, além de usar um hidratante para as mãos durante o dia e, antes de ir dormir, deixar uma camada bem generosa nos cantos da unha”, sugere Ana Cristina.
Quem falar que não dá trabalho para de tirar as cutículas esta mentindo. O trabalho realmente compensa, pois com um mês você já nota a diferença.











Hidratação

Vejam que há pouquíssima cutícula e não tiro a mais de seis meses. Tive uma recaída só.
Para hidratá-la uso Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas Granado. Produzida com cera vegetal de cereal associada ao leite de aveia e uma combinação de silicones que juntos promovem hidratação, maciez e regeneração das cutículas, dando brilho e um belo aspecto às unhas com toque não oleoso Deixo na mesa do trabalho e passo sempre umas três vezes ao dia.

















Para reduzir a cutícula, uso Mira-cuticle Complexo Redutor de Cutículas da Avon. Duas vezes por dia, ele é formulado com 10% de acido lático, um conhecido alfa-hidroxiácido (alfa-hidroxiácidos são também chamados de ácidos frutais devido à sua obtenção a partir de fontes naturais como a maçã, uva, cana-de-açúcar e frutas cítricas. Embora utilizados há centenas de anos como agentes hidratantes e refrescantes da pele, os alfa-hidroxiácidos foram recentemente empregados no tratamento da acne, pele foto envelhecida, pigmentação, em rugas finas e redução de cutículas.), que ajuda a reparar as cutículas ásperas e ressecadas em apenas cinco dias, deixando-as macias, contém exclusiva combinação de vitaminas, minerais e nutrientes como vitamina “e”, aloe e vera, pantenol, pantotenato de cálcio e óleo de semente de damasco que ajudam a suavizar as cutículas mais ressecadas deixando com aparência de unha recém feita.
Para finalizar uso a base da Colorama Nutribase Pró-nivelamento: com ceramidas, pró-vitamina B5 e micro-esferas de cerâmica, a primeira linha de bases nutritivas da marca. Com tecnologia inovadora e enriquecida com ceramidas, os produtos auxiliam na nutrição e restauração das unhas, deixando-as mais saudáveis e resistentes.










Para ter unhas bonitas e saudáveis sem retirar a cutícula esses produtos vão ajudar muito. Para se proteger, a hidratação é de extrema importância. Além de prevenir danos na pele, hidratar também tratará mãos e cutículas. Lembre-se de sempre ter um creme para mãos ao alcance! São indicados aqueles com óleos vegetais, de canola (que tem ômega 3, 6 e 9), óleo essencial de lavanda (com ação regeneradora e antisséptica) e agentes hidratantes, como o ‘hidrovance’, derivado da ureia, que melhora o aspecto da pele, promove a proteção, a elasticidade da pele e possui ação imediata e prolongada. Tirando ou não, o importante é sempre manter mãos e cutículas hidratadas, para que, além de bonitas, suas unhas sejam saudáveis.

Dani Urani

Curiosidade:

Você sabia que é lei nos Estados Unidos e em alguns países da Europa não retirar cutículas? Por lá, as manicures hidratam a pele com produtos adequados e empurram-nas com espátula, sem cortes.

Um comentário:

  1. Que dica boa essa, adorei... eu tenho mania de tirar tudinho que vejo de cutila...
    Dá uma passadinha lá e segui tmb!
    www.fiorimakeup.blogspot.com
    www.yesvalparaiso.blogspot.com
    Beijinhos Paty

    ResponderExcluir